domingo, 12 de abril de 2009

Missa da Unidade Arquidiocesana na Catedral de São Sebastião























Missa da Unidade Arquidiocesana na Catedral de São Sebastião
Aconteceu, nesta quinta feira, dia 09/04, às 9 horas

Às 9 horas do dia 9 de abril de 2009, inciou-se a celebração da Quinta-Feira Santa com a Missa da Unidade Arquidiocesana na Catedral de São Sebastião, celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Eusébio Oscar Scheid. Nesta missa manifestou-se o mistério do sacerdócio de Cristo, com a participação dos ministros constituídos de cada igreja local que, diante do seu bispo, renovaram suas promessas sacerdotais. Nesta ocasião, o celebrante também presidiu a bênção dos óleos do Batismo e unção dos enfermos e realizou a consagração do Crisma.
O arcebispo do Rio, Dom Eusébio Oscar Scheid, que já tinha por cumprida a sua missão como arcebispo do Rio, chegou pontualmente à Catedral e, com muita alegria, carinho e amor, foi recebido por todo o clero e fiéis.
Autoridades estiveram presentes: o Sr. Anderson Guedes, assessor do Prefeito do Rio Eduardo Paes, representando o mesmo; o Deputado Federal Hugo Leal, cristão católico, membro dos Católicos na Política e membro da Frente Parlamentar em Defesa da Vida; e ainda a Jornalista Soraya Moreno da Paróquia Sagrado Coração (Glória), que tem o programa “Com Jesus tudo pode ser mudado” na Rádio Catedral.
A Celebração começou com cânticos e, logo após, Dom Eusébio fez uma breve saudação a todos os presentes, dando inicio à seguinte liturgia: Primeira Leitura (Is 61, 1-3ª.6ª.8b-9); Salmo Responsorial (SL 88); Segunda Leitura (Ap 1,5-8); e Evangelho (Lc 4,16-21).
Em sua homilia, Dom Eusébio agradeceu a todos os presbíteros presentes e disse que, com grande alegria, entregava sua sucessão a Dom Orani João Tempesta. Em tom amigável, disse que todos nós e, principalmente, os padres devem tomar cuidado com as palavras, no sentido de condenar e julgar, pois os sacerdotes eram os maiores exemplos para a comunidade, com a responsabilidade de administrar a vocação que lhes foi conferida para ministrar todos os sacramentos.
Terminada a homilia, Dom Eusébio dirigiu-se aos presbíteros renovando as promessas sacerdotais e, em seguida, voltando-se ao povo de Deus, disse: “E vós, caríssimos filhos e filhas, rezai pelos vossos presbíteros, para que o Senhor derrame profusamente os seus dons sobre eles e, como fiéis ministros do Cristo, Sumo Sacerdote, vos conduzam Àquele que é a fonte da Salvação, e também orai também por mim, para que eu seja fiel à missão apostólica confiada à minha fraqueza e, a cada dia, realize melhor entre vós a imagem viva do Cristo Sacerdote, Bom Pastor, Mestre e Servo de todos”.
Na apresentação das Ofertas e dos Santos Óleos, foram convidados o Assessor do Prefeito o Sr. Anderson e o Deputado Federal Hugo Leal, para levarem o óleo, representando os homens públicos que conduzem nossa nação. Destacamos ainda a presença do Pe. Vanderlei Santos de Sousa, pároco da Igreja Santo Afonso (Tijuca) e do Diácono Décio.
Depois da Comunhão, aconteceu a Bênção do Óleo dos Catecúmenos com a consagração do Crisma e, ao final, foram entregues os Santos Óleos aos representantes dos Vicariatos. Em seguida, Dom Eusébio encerrou a Missa do Crisma com a bênção final.