sexta-feira, 10 de abril de 2009

Via-Sacra da 2ª Forania




















Via-Sacra da 2ª Forania
Aconteceu nesta segunda-feira, dia 06/04/2009, às 20h, na Rua Conde de Bonfim.

Via-Sacra da 2ª ForaniaAconteceu nesta segunda-feira, dia 06/04/2009, às 20h, na Rua Conde de Bonfim Às 19h desta segunda-feira, dia 06/04, houve concentração de fiéis no adro da Paróquia Nossa Senhora do Líbano (Rua Conde de Bonfim, 638 – Tijuca), que, com camisas brancas e velas nas mãos, aguardavam o início da Via-Sacra. A partir das 20h, o pároco Pe. Ricardo Pereira Calvoda da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Rua Conde de Bonfim, 987 – Tijuca) pediu para que todos acendessem suas velas e abrissem o livro da Campanha da Fraternidade 2009. Pe. Vanderlei Santos de Sousa, pároco da Paróquia Santo Afonso, com muita alegria e amor, deu inicio aos cânticos, junto com alguns membros do Coral Jovem da Santo Afonso.
Neste ano presenciou-se algo muito marcante, fiéis, residentes nos edifícios do percurso, participaram ativamente do evento, colocando, em suas janelas, bandeiras, panos e camisas brancas. Várias velas foram acessas, durante o trajeto, em diversas residências. A Via-Sacra mostrou uma grande integração de todas as paróquias da 2ª FORANIA.
Ao término, todos se abraçaram em volta do lago no centro da Praça Saens Peña. A Via-Sacra serviu para, além de pedirmos unidade, mostrarmos a força de nossa Igreja.
Parabéns a todas as paróquias da 2ª Forania e a seus fiéis, que compareceram demonstrando grande fé em um Jesus Vivo e Ressuscitado.
_________________________________________________________________

“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6)*
Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.
Também hoje a Igreja testemunha e anuncia, como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Por infinita condescendência para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.
A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana.
O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência. A Páscoa faz-nos abraçar a defesa da vida humana, em todas as suas fases, e da natureza, ambiente da vida, dom do Criador.
O cuidado da Terra, nossa casa comum, e o zelo pela sua capacidade de acolher e abrigar a vida são cada vez mais urgentes e requerem o esforço solidário de todos; essas atitudes decorrem do respeito a Deus criador e amigo da vida.
Não é belo, não é coerente com nossa fé, não é justo com o próximo promover a violência, a cultura da morte, o desprezo à obra de Deus e à vida de nossos semelhantes.
A ressurreição de Jesus Cristo revela que Deus está do lado da vida; por isso, somos convocados a estar desse lado também. Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e todos os males.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ao formular votos de feliz e abençoada Páscoa, convida todos a abraçarem, de maneira decidida, a causa da vida.
Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança. O Deus da vida abençoe a todos.
* (Mensagem de Páscoa da CNBB)