terça-feira, 15 de novembro de 2011

Educação e relações étnico-raciais

Educação e relações étnico-raciais
Renato Francisco
No próximo dia 19 de novembro, das 8h às 17h, será realizado o Seminário Nacional de Educação e Relações Étnico-Raciais, no Colégio Santo Antonio Maria Zaccaria, no Catete. O objetivo será debater a aplicação da Lei 10.639, de 20 de novembro de 2003, para a implantação do ensino da história da África e da cultura negra nos colégios. Foram convidadas autoridades civis, religiosas e educadores.
— Nós vamos discutir como aplicar essa lei, por onde começar e que espaço a escola vai colocar à disposição para a realização de aulas, cursos e eventos. Já está confirmada a participação da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou o coordenador da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, no Rio de Janeiro (Anec-RJ), professor Tarcisio Basílio de Almeida.
À tarde haverá a apresentação do filme “Vista a minha pele”, seguida de um debate com especialistas sobre a questão do preconceito racial. Logo após, será elaborado o documento “Carta de Zaccaria”, que terá as conclusões do encontro.
Segundo o professor, também será debatida a questão do enorme número de disciplinas propostas para o ensino médio.
— É uma grande preocupação porque a grade curricular do nosso ensino médio já está com muitas disciplinas, e a escola tem uma dimensão onde ela tem que preparar os alunos para os vestibulares, ressaltou Tarcísio.
Nos dias do evento, o Colégio Santo Antonio Maria Zaccaria também vai realizar uma feira de solidariedade. O colégio fica na Rua do Catete, 113, no Catete. Informações e inscrições: (21) 2240-1383 / www.anecrj.com.br / anec.rj@anec.org.br / www.zaccaria.g12.br.