sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Festa de Santa Clara



Festa de Santa Clara
Da Redação*
Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
11/08/2009

O Dia de Santa Clara, padroeira da Televisão, foi celebrado em 11 de agosto com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Pela manhã Dom Orani visitou e presidiu a Santa Missa no Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, na Gávea, no Vicariato Sul. Pela primeira vez, ele visitou as Irmãs Clarissas Pobres. À noite, no Vicariato Oeste, Dom Orani participou de uma procissão com os fiéis da Paróquia Santa Clara, em Guaratiba, e, em seguida, presidiu a Santa Missa concelebrada pelo pároco, Padre Jefferson Gonçalves de Araújo.

- A vida de Clara nos inspira a vivenciar o Evangelho, a ser sinal de entusiasmo para vivermos hoje a santidade, pela graça de Deus, enfatizou Dom Orani na homilia em Guaratiba.

Em ambos encontros Dom Orani destacou o exemplo de santidade deixado por Clara de Assis. Na Gávea, Dom Orani falou de Santa Clara como grande motivadora do anúncio de Jesus Cristo Ressuscitado no mundo de hoje.

Dom Orani fala no Mosteiro das Clarissas, na Gávea
- Clara foi chamada por Deus no seu coração, que entusiasmou-a para permanecer firme em sua missão e no trabalho que realizava junto com São Francisco, no século XII. Em todas as épocas encontramos tantos e tantas que dão testemunho, dão sua vida por causa de Cristo. Somos responsáveis por ser presença de Jesus Cristo na sociedade.

Neste ano em que a Ordem Franciscana celebra seu 800º aniversário de fundação, Dom Orani exortou a comunidade de Guaratiba a permanecer em constante estado de missão.

- Apesar de nossa fragilidade, Deus dá sentido ao nosso existir e se permanecemos unidos a Ele, não perderemos a paz e contribuímos para um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno. Vivam, assim como Clara, alimentados pela Eucaristia, em serviço a Deus.
Que Santa Clara nos inspire a viver em estado permanente de missão, afirmou.

* Colaborou Evelyn Cunha e Patrícia Mendonça de Assis (Pascom da Paróquia Santa Clara)