quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Compartilhando orientações da CNBB e Diocese a respeito da Pastoral da Juventude na Igreja Católica

Compartilhando orientações da CNBB e Diocese a respeito da Pastoral da Juventude na Igreja Católica


Setor Juventude: discípulos e missionários na
evangelização dos jovens - CNBB


O que é o Setor Juventude?

Ele se constitui de todos os serviços pastorais e movimentos que têm como objetivo a evangelização da juventude, colocando os jovens como os primeiros responsáveis pela condução dos trabalhos. Na maioria dos segmentos, há o apoio de adultos leigos, de religiosos e de padres, que prestam o auxílio necessário para a educação na fé e para a realização dos planos de evangelização da juventude. O princípio para configurar o serviço pastoral como ação do Setor Juventude é: a partir dos jovens, com os jovens, evangelizar a juventude!

Quem o Setor reúne na Diocese?

Existem grupos ou comunidades de jovens paroquiais, animados e coordenados pela Pastoral da Juventude Diocesana (PJ), Jovens da Sociedade São Vicente de Paulo, Grupos Juvenis de Oração ligados ao movimento da Renovação Carismática Católica, as Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) que nasceram graças ao desejo dos filhos e filhas de casais que já participavam das Equipes de Nossa Senhora (ENS), Movimento dos Focolares com os grupos chamados Geração Nova (GEN) que abrangem desde a infância até a juventude, Pastoral Universitária e Projeto Universidades Renovadas pelos Grupos de Oração Universitários (GOU). Há também grupos de catequistas para preparação ao sacramento da Crisma, que embora sejam organizados por adultos, são fundamentais ao preparar a juventude para assumir com coragem a missão de evangelizar e transformar o mundo num lugar melhor de se viver.

Como essa organização contribui para as ações?

O Setor Juventude incentiva a repensar as ações de evangelização em prol da educação da fé, adequada à atualidade dos jovens, respeitando a metodologia de cada grupo ou movimento. A intenção não é que cada grupo se contraia e haja somente um método de evangelização. O Setor quer a unidade na pluralidade, pois os jovens contemporâneos estão organizados em grupos cada vez mais específicos. Além disso, visa promover um maior entrosamento e fortalecimento da comunhão, realizando trocas de experiências para enriquecimento e ajuda entre as várias equipes.

Quais são os projetos ainda para 2009?

Como o Setor Juventude é a expressão dos jovens de toda a Diocese, o principal projeto é a divulgação de ações particulares de cada grupo, incluindo encontros, acampamentos, celebrações, retiros e outras formas criativas que cada segmento realiza ao longo do ano.

Mesmo assim, o Setor proporcionará atividades gerais de educação na fé tanto de jovens como de assessores adultos. A partir desse ano irá celebrar a Jornada Mundial da Juventude na Diocese. Também pretende amplificar os resultados do Congresso da Juventude Católica, que discutiu a juventude e a violência. Para setembro, está agendado um acampamento de jovens e a participação no Grito dos Excluídos.

Quais são as dificuldades no trabalho com a juventude?

A grande dificuldade é o comprometimento do jovem com a Igreja, no sentido de desenvolver uma autêntica espiritualidade que integre-se com toda a comunidade. Fica mais evidente e urgente um programa que concilie a formação permanente e integral com a cultura dos jovens, muito sensível às mudanças sociais e mundiais. Outro desafio é conservar a mensagem cristã em toda a sua riqueza, de forma que seja transmitida e compreendida por uma geração cada vez mais fragmentada e organizada em polos reduzidos e afastados das instituições sociais e da Igreja.

Como a comunidade pode colaborar?

Primeiramente, entendendo que o jovem é a face jovial da Igreja (documento de Puebla), e evidentemente, os grupos nas comunidades são necessários como espaços para fortalecer a juventude católica pelo contato com o Divino (Evangelização da Juventude, 80). Por isso, o o comprometimento enquanto Povo de Deus deve fomentar a participação dos jovens em uma ou mais modalidades de grupos ou movimentos existentes na Diocese. Além disso, as comunidades devem ouvir os jovens nas instâncias de coordenação pastoral, para que todos possam contribuir para o bom andamento dos projetos, visando a pedagogia da co-responsabilidade e da comunhão pela participação.
A Pastoral da Juventude nas Paróquias deve se integrar mais a Pastoral Familiar, procurando formação principalmente nos aspectos que dizem respeito ao Documento de Aparecida e a Missão Continental. O jovem é o futuro da Igreja e precisa compreender o sentido missionário que a Igreja Católica está pedindo.