segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dom Orani toma posse como novo Arcebispo do Rio de Janeiro




Dom Orani toma posse como novo Arcebispo do Rio de Janeiro


Da Redação
O novo arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani JoãoTempesta, tomou posse hoje, 19, de suas atividades no pastoreio daarquidiocese.
A acolhida de Dom Orani foi em Missa celebrada na Catedral SãoSebastião, com a presença do Núncio Apostólico, Dom LorenzoBaldisseri, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer,o Cardeal Arcebispo de Salvador (BA), Dom Geraldo Majella, os Cardeaisdo Rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheid e Dom Eugênio de Araújo Sales, einúmeros Arcebispos e Bispos, além de sacerdotes e diáconos daarquidiocese, autoridades civis, como o Governador do Rio de Janeiro,Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e os fiéis quelotaram a Catedral, cerca de 20 mil pessoas.
Dom Eusébio deu início à Celebração e acolheu aos fiéis presentes eseus irmãos no episcopado. Em seguida, ocorreu a leitura da CartaApostólica do Papa Bento XVI que nomeou Dom Orani como novo arcebispodo Rio de Janeiro.
Missão do bispo
O Núncio Apostólico, Dom Lorenzo, leu sua mensagem ao novo arcebispo elembrou um pouco da história do Rio de Janeiro, uma das sedesepiscopais mais antigas do Brasil, cidade marcada por fortes raízesreligiosas mas também por grandes desafios. Dom Lorenzo destacou que amissão de Dom Orani está em "ensinar, santificar e governar o povo deDeus".
E disse aos fiéis: "Deus escolheu Dom Orani para ser vosso pastor,acolhei-o com grande afeto e abertura de coração, como vosso paiespiritual, procurando ver nele o exemplo de Jesus, Bom Pastor".
Finalmente, junto com Dom Eusébio, Dom Lorenzo entregou o báculo a DomOrani simbolizando a entrega da Arquidiocese em suas mãos. Em seguida,o novo arcebispo foi saudado por seus irmãos no episcopado e presidiuo restante da Celebração.
Em sua homilia, Dom Eusébio, falou sobre a missão do bispo, que deveser "sacramento da bondade de Deus". Em seu sorriso, seus gestos, suafala, tudo deve transparecer a força e a eficácia dessa bondade.
E referindo-se a Dom Orani, convidou-o a ser sempre um promotor davida e da verdade em qualquer momento.


Mensagem de Dom Orani


Em suas primeiras palavras como Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Oranifez um agradecimento a Deus que nos enviou Jesus Cristo, nossoSalvador, e que nos conduz com seu Espírito Santo.


Dom Orani destacou que chega na arquidiocese "como cristão, discípulode Jesus Cristo, que foi escolhido como apóstolo para anunciar o Reinode Deus a todos. Venho como um cristão que sabe que toda terra é suapátria e não se sente estrangeiro em nenhum lugar, mas que, também,caminha para a Pátria Definitiva".


Ao lembrar de todos os lugares por onde passou desde sua juventude,destacou que chega ao Rio de Janeiro, "carregado pelas orações demilhões de irmãos e com o compromisso de continuarmos unidos, levandoadiante a nossa vida de evangelização".


"Venho para tornar-se não só habitante desta cidade, mas para viver avida e as lutas dos que aqui fazem a sua morada", enfatizou.
Refletindo sobre seu lema "Que todos sejam um", disse que é o quepretende vivenciar em todas as realidades, para que a Igreja, com suasdiversidades de dons e carismas, na unidade possa evangelizar, paraque o mundo creia, diante das contrariedades que hoje afligem asociedade.
E, sobre os desafios, destacou que não traz soluções prontas, mas sim"abertura para o diálogo e reflexão que nos ajude a encontrar osmelhores caminhos para a solução dos problemas".
Ao final da Celebração, Dom Orani concedeu a bênção apostólica comindulgência plenária aos fiéis presentes na Catedral.