terça-feira, 14 de abril de 2009

Dia Mundial das Comunicações - 24/5/09


Dia Mundial das Comunicações - 24/5/09
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído durante o Concílio Vaticano II no Decreto Conciliar, Inter Mirifica, promulgado pelo Papa Paulo VI, no dia 04 de dezembro de 1963.
Os bispos reunidos durante o Concílio entenderam que os meios de comunicação são indispensáveis para o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus, estão a serviço dos povos e por isso, a humanidade precisa louvar a Deus por estas novas maravilhas.
A Igreja, ao fixar um dia do ano para comemorar as Comunicações Sociais, objetivou convocar a participação dos Regionais, Dioceses e Prelazias que solicitem ao povo de Deus para rezar, colaborar com a mídia da sua comunidade e servir-se dela para o anúncio do Evangelho.
A Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, na carta de 14 de junho de 1966, determinou que o Dia Mundial das Comunicações é o Domingo da Ascensão do Senhor. É uma data móvel no calendário da Igreja católica. No Brasil, o Dia Mundial das Comunicações foi comemorado pela primeira vez, dia 7 de maio de 1967.
A Comunicação Social da CNBB procura, a cada ano, incentivar com cartazes e outros meios, as Paróquias, Dioceses e Regionais para que aprofundem o tema e celebrarem esse dia. Propõe formas como, reflexões, encontros, debates, cursos para uma educação para a comunicação e anuncie a Boa Nova do Reino de Deus a todos a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias.
As cartas promulgadas pelos papas para o Dia Mundial das Comunicações são profundas e oferecem conteúdo rico, além dos questionamentos pertinentes ao uso e à educação para a comunicação.De Paulo VI, passando por João Paulo II e agora chegando a Bento XVI, o Dia Mundial sempre contou com um tema especial para a reflexão, não só da Igreja Católica, mas de todos os que se interessam pelas comunicações sociais.
Ir. Élide Maria Fogolari
Assessora de comunicação social da CNBB
Jornalista e Mestra em ciências da comunicação pela ECA/USP
Além disso, vêm aí: 1) O 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Dioceses, Regionais e organismos da CNBB;
2) O Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, em julho/Porto Alegre.
3) No Rio de Janeiro: Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital para o Vicariato Norte - Uma promoção do Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar e do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio em parceria com o Vicariato para as Comunicações Sociais da Arquidiocese do Rio de Janeiro.Início:18 de abril/ às 8.30h, sala 102k (PUC-Rio).