segunda-feira, 30 de março de 2009

Aconteceu dia 29 de Março de 2009, Visita ao Sítio Nossa Senhora do Sorriso.











Irmãos em Cristo visitam o Sítio: Márcio Panda, Leandro e Telma Faria.


Visita ao Sítio Nossa Senhora do Sorriso
Aconteceu no dia 29 de março de 2009
30/03/2009 - 22h27min

O Sítio Nossa Senhora do Sorriso, em Petrópolis - RJ - dedicado a prestar assistência a dependentes de álcool - recebeu a visita de alguns representantes da Paróquia Santo Afonso. O objetivo da visita foi conhecer a obra, para divulgá-la não só em nossa paróquia, mas entre a comunidade católica do Rio de Janeiro.
No dia 29 de março de 2009, Márcio Panda (Paróquia Santo Afonso), membro da Pastoral Política da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Telma e Iracy Faria, coordenadores do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar Arquidiocesana do RJ e casal secretário da Pastoral Familiar do Regional Leste 1 (Basílica Santa Terezinha, Rua Mariz e Barros), lideraram um grupo para visitar o Sítio Nossa Senhora do Sorriso, cujas administração e triagem ocorrem no seguinte endereço: Rua Visconde Souza Franco, 474 - Centro - Petrópolis-RJ - CEP 25625-081 - Tel.: (24) 2242-7833.

OBJETIVOS DA OBRA:
Prestar assistência espiritual, psicológica, médica e social ao dependente etílico e a todos que necessitarem desses serviços, denominados dependentes, com vistas à sua reinserção na sociedade.
Conscientizar o dependente da importância e necessidade de buscar descobrir, valorizar e respeitar sua dignidade de pessoa humana.
Prestar assistência médica ao dependente, desde a fase de desintoxicação até sua efetiva recuperação.
Encaminhar e abrigar o dependente em casa de recolhimento.
Apoiar e manter vínculo com a família do dependente, através de reuniões e palestras para reinserção do dependente na sociedade.
Criar Banco de Dados de outras instituições vinculadas ao mesmo objetivo social.
Firmar convênios com entidades públicas ou particulares a fim de viabilizar a execução dos objetivos institucionais principais desta INSTITUIÇÃO.
Histórico:
A Associação Oficina de Jesus teve início no ano de 1997, quando o Pe. Quinha, desenvolvendo um trabalho com os mais necessitados, se deparou com uma situação que muito o preocupou: o problema dos dependentes de álcool. Depois de profundos momentos de oração, partilhando com alguns paroquianos, decidiu dar início a um trabalho que, na verdade, nem sabia o que fazer. Começaram a conversar com moradores de rua dependentes de álcool, e também com aqueles que tinham família e tinham onde morar, porém viviam essa triste realidade... “Foi realizado um encontro de cinco dias com setenta dependentes, onde rezamos, falamos da importância de conhecerem o Evangelho. E, para continuarmos a acompanhá-los, organizamos um grupo e começamos a nos reunir semanalmente na Paróquia, com o objetivo de orientar e dar apoio. Com o passar do tempo sentimos que Deus nos pedia para que eles pudessem ficar residindo num lugar específico para tratamento. O próprio Deus nos deu um sítio, e começamos a levá-los para residirem neste sítio por 6 meses. Com dificuldades, fomos adaptando o sítio de acordo com as necessidades desses irmãos, construímos alguns quartos, capela e os próprios internos começaram a trabalhar cuidando de animais, fazendo plantações e outros trabalhos. Como Maria sempre esteve presente em todos os momentos, o padre consagrou o sítio a Ela, dando o nome de "Sítio Nossa Senhora do Sorriso", pois segundo ele, lá é o lugar do sorriso de Nossa Senhora, pois ela se alegra em ver os filhos que chegam doentes, se recuperarem e voltarem ao convívio social. No ano de 2004, tivemos a Graça de conseguir outro Sítio emprestado, já que só o primeiro não atendia a todos, devido à grande procura das pessoas dependentes. Esse sítio recebeu o nome de "Sítio Nossa Senhora das Graças", no Bairro Brejal, situado na Posse em Petrópolis.”

Tratamento:
O candidato deve desejar ser tratado e não por imposição da família. É feita uma entrevista com o candidato e ele se compromete em seguir e obedecer às normas locais.
O trabalho realizado tem, como ponto principal, a espiritualidade, a vida de oração, participação da Missa e formação espiritual, além dos trabalhos diários do sítio, como cuidar da horta, animais e outras atividades.
O prazo para tratamento é de seis meses, podendo receber visitas uma vez por mês.

Você pode participar desta obra com doações e com trabalho voluntário
Doação mensal: pessoas que colaboram mensalmente com valores fixos (estipulados pelo próprio doador) por períodos pré-combinados.
Doações em dinheiro: através de depósito na conta corrente ou boleto bancário.
Doações em material: alimentos, remédios, produtos de limpeza, etc.Nossos dados bancários:
Conta Bancária Banco:
Bradesco Agência 3403C/C 7669-4
Banco: ItaúAgência: 0122C/C 13671-6
Matéria retirado do site: http://www.oficinadejesus.org/aobra.php