terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Entrevista da Semana - Márcio Panda


Márcio Panda é casado, advogado, carioca, cristão católico, formado pela escola de formação política da Arquidiocese do Rio de Janeiro e membro da Paróquia Santo Afonso, localizada na Tijuca - RJ.


Católicos do Rio de Janeiro:Qual o seu serviço para nossa Igreja? O Senhor participa ou já participou de alguma pastoral ou Movimento?
Na verdade meu batismo, 1ª comunhão e crisma foram realizados na Paróquia São Francisco Xavier também na Tijuca, na qual os meus Pais Murillo e Ilva até hoje colaboram, apesar de suas idades avançadas.

Na Paróquia Santo Afonso servi na Pastoral Familiar, Pastoral Vocacional, no grupo de oração Ictus (Renovação Carismática Católica), mas atualmente sou membro dos Servos da nova aliança.

Ressalto também que sou membro da Pastoral Política (Católicos na Política) da Arquidiocese do Rio de Janeiro Presidida por Dom Filippo Santoro e e conclui a Oficina de Jornalismo Impresso e Digital pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, ministrada por professores do Departamento de Comunicação Social, em parceria com o Projeto Comunicar - PUC RIO. .

Católicos do Rio de Janeiro: O Senhor poderia descrever o serviço "Servos da Nova Aliança"?
Sim, Claro.
Temos como missão e objetivo Evangelizar e ajudar na distribuição da Eucaristia em 2 espécies nas missas das 18 h aos domingos ou outras que o pároco achar necessário.

São 20 participantes entre homens e mulheres, revezando-se quinzenalmente.



Católicos do Rio de Janeiro:Quanto a questão política, o Senhor acha que a Igreja deveria se posicionar favor ou contra a fatos que dependem dos poderes Políticos?
Respondendo por mim e não pela igreja, que fique bem claro. Acredito que a cada dia tornam-se mais explícitas as contradições do sistema político-representativo. Por isto mesmo acho que os leigos católicos tem o dever de assumir para si a condição de representatividade em todas as esferas políticas de nosso país.Vejamos no momento atual como foi a importância dos parlamentares católicos para votar NÃO ao projeto de lei que discriminaliza o aborto no Brasil.



Católicos do Rio de Janeiro:
Então o Senhor é contra o aborto em todos os sentidos?
Com certeza, nem precisaria perguntar.


Católicos do Rio de Janeiro:
Poderia dizer o porque?
Certa vez fazendo uma leitura, gravei muito bem estas palavras "O aborto é talvez o maior dos crimes, a ação mais horrível e monstruosa que os homens podem cometer. E os milhões de abortos cometidos anualmente no mundo constituem o mais sangrento holocausto da História: qualquer coisa tão macabra e ignóbil que de nenhuma forma pode ser admitida por uma pessoa de bem. Reivindicar o direito ao aborto e reconhecê-lo legalmente, equivale a atribuir à liberdade humana um significado perverso e iníquo: o significado de um poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Mas isto é a morte da verdadeira liberdade". E não é verdade, Vida é Vida!!!! e não tem o que ser discutido.