terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Comunidade Mãe do Santíssimo Sacramento
















Cristina de Fátima Letra de Oliveira Carvalho
Coordenadora da Pastoral da Sobriedade pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.




Olá meu amigo, bom dia.
Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus.


Agradeço o seu interesse em nos ajudar.


O que é "Crer & Ser"?


"Crer & Ser", é ainda, um projeto piloto. Não tenho nada documentado.
É um projeto de prevenção primária e secundária, voltado para o resgate das famílias.
Tem o objetivo de proporcionar aos participantes, um novo modo de vida com sobriedade.
Crer = acreditar na mudança, acreditar na família como dom de Deus, acreditar no próximo e principalmente crer em Deus. Fonte de todo o bem, criador de todas as coisas, contemplando o belo e a natureza.
Ser = pela fé tornar-se uma pessoa nova, resgatar valores morais e espirituais perdidos por causa do uso de drogas ou outros vícios, socializar, reinserir.
Crer + Ser = Crescer = tornar-se uma pessoa digna, com valores morais e espirituais, com perspectivas de vida, sabendo socializar, respeitando o próximo, respeitando e cuidando da natureza, vivendo com sobriedade.




Já tem algum resultado?


Sei que tem dado resultado sim.
Os primeiros participantes desse projeto, foram os meus própriios filhos que passavam as férias e os finais de semana na casa, com a família, com os amigos, socializando, respeitando a natureza, e hoje são jovens que não fumam, não bebem, são responsáveis, praticam esporte, namoram, e estudam. Isso me chamou a atenção e me fez perceber que se Deus nos concedeu a graça de termos um local para tirarmos crianças e adolescentes ( e a família ) das áreas de risco e se passarmos pra eles que existem outras maneiras de viver, eles se tornarão jovens e adultos melhores.


E para os adultos? Como se faz a prevenção secundária?



Para os que já estiveram no mundo das drogas e hoje tentam mudar, o convívio sadio com amigos e com a família favorece para evitar recaídas. Relaxar, sair da área de risco, e oração Sem falar da natureza, do silêncio, da paz que sentimos lá.


Quem pode participar?


A exigência é que para frequentar a casa, a pessoa precisa estar participando assiduamente de um grupo de auto ajuda da Pastoral da Sobriedade. Porque senão, vai se transformar apenas numa casa de praia, pra curtir e sem compromisso de mudança de vida.
E não é isso!
Você precisa conhecer...


Como podemos ajudar o projeto "Crer & Ser"?


Primeiro com a oração, depois, fazendo uma visita ao nosso grupo e participando de um desses encontros. E, se puder, com a ajuda concreta, precisamos de alimentos, de materiais para a higiene pessoal e limpeza da casa.


Como e onde são realizados os encontros?


Os encontros são realizados na casa de retiros, em Itaipuaçu.
São encontros mensais, por enquanto aos domingos.
Com iscrições antecipadas e para pessoas que estejam nos grupos de auto ajuda da Pastoral da Sobriedade, podendo levar 1 acompanhante.


Comunidade Mãe do Santíssimo Scramento
Rua Bela, 1265 - São Cristovão ( Pastoral da Sobriedade )
Telefone: 2589-9155 - Cristina







Abraço fraterno e carinhoso, Cris.