sábado, 7 de julho de 2012

Texto de Elaine Gomes Santos

Sou coordenadora do Setor Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Magé RJ. Estava visitando o blog dos católicos do Rio de janeiro e vi um espaço dedicado a postagem de artigos. Escrevi este texto e acho interessante. Estou enviando em anexo.
Atenciosamente
Deus abençoe

Decisão


"Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança!" (Bento XVI). Esta frase do papa Bento XVI nos faz refletir sobre nossa juventude, ou melhor, como estamos vivendo nossa juventude. A vida é feita de circunstancias, momentos em que temos que decidir por algo, e surge a grande dúvida. Como decidir? Este talvez seja o grande desafio de nossa juventude, ter maturidade em decidir pelo melhor. A criança em muitas situações tem atitudes egocêntricas, centrada em si mesma, pensa somente naquilo que é melhor para si. Com o tempo ela vai percebendo que existe um mundo ao seu redor, e que nem sempre os desejos imediatistas irão resolver todos os seus problemas. Quando Deus apareceu em sonho a Salomão, solicitou que fizesse um pedido: “Pede-me o que queres que eu te dê” (I Reis 5) Salomão disse: Mas eu não passo de um adolescente, e não sei como me conduzir... Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal. Deus então falou: vou satisfazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti.

Que bonito ver um jovem tão humilde e sincero como o Rei Salomão. Deus atendeu o seu pedido e se lermos o restante do texto vamos ver que Deus foi além, não deu somente a sabedoria que lhe pedistes, mas também lhe deu glórias e riquezas.

É assim que Deus age conosco, Deus quer sempre o melhor para nossas vidas, porque Deus é amor. Em Quais situações de nossas vidas nós pedimos a sabedoria de Deus? Talves nenhuma, por isso erramos tanto...

É esta sabedoria que vai nos ajudar a decidir, decidir pelo correto, pelo melhor. Como é triste ver tantos jovens sem sentido de vida, sem ideias, isso porque estão cada vez mais afastados do projeto que Deus tem para sua vida. A unica coisa que temos garantido é que existe a vida eterna, mas para que tenhamos essa plenitude de vida eterna, é preciso decidir, e esta decisão começa agora, aqui na terra. Enquanto não tivermos decidindo por Deus e para Deus continuaremos como crianças.

Beato João Paulo II nos falava de santos de calça jeans. Isso é muito real e concreto, ele quis ampliar nossos horizontes, exclamando que é possivel ser santo, é possível lutar pela santidade nos dias atuais, santidade é o que Deus deseja para cada um de nós, mas o que nós estamos desejando? Para ser santo é preciso decidir por querer ser santo. Vamos ser santo! Vamos ser de Deus! Vamos dar tudo pelo Tudo!

Termino com as palavras do Papa bento XVI: “Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O “amanhã” depende muito de como estais vivendo o “hoje” da juventude. Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos que seja longa. Mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis, vivei com entusiasmo com alegria, mas, sobretudo com senso de responsabilidade... Ouvimos falar dos medos da juventude de hoje. Revelem-nos um enorme déficit de esperança: medo de morrer, num momento em que a vida está desabrochando e procura encontrar o próprio caminho da realização: medo de sobrar, por não descobrir o sentido da vida; medo de ficar desconectado diante da estonteante rapidez dos acontecimentos e das comunicações. Registramos o lato índice de mortes entre os jovens, a ameaça da violência, a deplorável proliferação das drogas que sacode até as raízes mais profundas da juventude de hoje. Fala-se por isso seguidamente de uma juventude perdida, mas olhando para vós, jovens aqui presente, que irradiais alegria e entusiasmo, assumo o olhar de Jesus: um olhar de amor e confiança, na certeza de que vós encontrastes o verdadeiro caminho. Sois jovens da igreja. Por isso eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelha sem pastor.”

Elaine Gomes Santos  
Profª Educação Física
Cref: 029700-G/RJ
Coordenadora do Setor Juventude - Magé