quarta-feira, 7 de abril de 2010

Apelo para ajudarmos as vítimas das chuvas

Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus.
Amados irmãos e irmãs Agentes da Pastoral da Sobriedade, bom dia.

Fazemos o apelo para ajudarmos as vítimas das chuvas que atingiram nossa Cidade.
Unindo forças podemos minimizar o sofrimento de centenas de famílias.

O Rio de Janeiro registrou volume de chuva recorde para um único dia - o maior em pelo menos 44 anos -, causando estragos, deslizamentos e 95 mortes em vários locais da região metropolitana, desde a noite de segunda até a tarde desta terça-feira, 6 de abril.

Um dos locais mais atingidos foi o Morro do Borel, na Zona Norte do Rio. A comunidade é assistida pela Paróquia São Camilo de Lellis e de acordo com o Pároco, Padre Zaqueu Geraldo Pinto, cinco famílias foram vítimas de uma avalanche na noite de ontem e três pessoas morreram, dentre elas uma criança de seis meses.

Além dos três mortos, duas pessoas apresentaram fraturas e sete tinham escoriações. Bombeiros e agentes da Defesa Civil Municipal estão no Morro à procura de uma criança, que ainda estaria soterrada.

Até o momento, Padre Zaqueu explica que mais de 120 famílias estão desabrigadas e mais de 10 casas desabaram. A preocupação é grande. Os desabrigados foram acolhidos em um CIEP, mas o local é aberto e faz muito frio. O Padre pede que as pessoas doem agasalhos.

A Paróquia necessita de doações de alimentos, roupas, mamadeiras e fraldas, já que entre os desabrigados é alto o número de crianças. Padre Zaqueu pede também muitas orações pelas vítimas da chuva. A Paróquia São Camilo de Lellis fica na Estrada Velha da Tijuca, 45, Usina.

Quem também necessita de doações é a comunidade assistida pela Paróquia Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, em Acari. O Pároco, Padre Nixon Bezerra, conta que sua comunidade está em calamidade. Ele explica que só neste ano é a terceira vez que a região alaga, mas a chuva nunca teve tanta intensidade. Ele conta que a Comunidade Beira-Rio, como o próprio nome diz, fica à margem do Rio Acari, que transbordou e desabrigou mais de trinta famílias.

A solução foi transformar um galpão da Igreja para acolher os desabrigados. Padre Nixon está recolhendo do estoque da Igreja mantimentos e roupas e a partir de amanhã vai pedir doações nas missas.

- Eu também sou vítima dessa chuva, perdi tudo na casa paroquial, todos os móveis e mantimentos, lamentou o Padre.

Aqueles que desejarem enviar donativos, a Paróquia fica na Rua Guaiuba, 130, Acari.

É importante lembrar que várias outras regiões do Estado estão sofrendo com a chuva. Por isso, quem puder colaborar, a Cáritas Arquidiocesana tem uma conta no Banco Bradesco e todo dinheiro recolhido será distribuído entre os necessitados. Agência 0814-1, C/C: 48500-4.



Pastoral da Sobriedade: uma presença que liberta!
Abraço fraterno,
Cristina de Fátima Carvalho