terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Papa, Quaresma: vida espiritual, penitência e a graça dos sacramentos

Papa, Quaresma: vida espiritual, penitência e a graça dos sacramentos


Bento XVI está recebendo no Vaticano os grupos de turistas, peregrinos e romanos que, como todas as 4as feiras, vêm a São Pedro para a audiência geral. Neste encontro semanal, aberto a todos, o pontífice faz sua catequese e saúda todos em várias línguas. Hoje, Bento XVI faz cumprimentos em italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, tcheco, croata, polonês, eslovaco e português, e no final do encontro, concede aos presentes, ouvintes e telespectadores a benção apostólica. O encontro tem lugar na Sala Paulo VI.
Em sua catequese, ele recorda que hoje, 4ª feira de cinzas, iniciamos o caminho quaresmal, que nos prepara para celebrar a Páscoa do Senhor. Neste itinerário espiritual, a Igreja nos sustenta com a Palavra de Deus, com um programa de vida espiritual e de penitência e com a graça dos Sacramentos.

A liturgia de hoje traz o significativo rito de imposição das cinzas, que pode ser feito com duas fórmulas. A primeira diz: “Converte e crê no Evangelho”. Este chamado à conversão é um convite a abandonarmos o estilo de vida superficial e incoerente, para entrar em comunhão com a pessoa de Jesus, entregando nossa vida ao Evangelho.

A segunda fórmula que o sacerdote pode pronunciar ao impor as cinzas é: “Pois tu és pó e ao pó tornarás”. Com estas palavras, a liturgia quaresmal, por um lado nos recorda a morte, exortando-nos ao realismo e à sabedoria; e por outro, nos encoraja a acolher e viver a novidade inesperada que a fé cristã desvela na própria realidade da morte.

Com a imposição das cinzas – recorda o pontífice – renovamos o nosso compromisso de seguir Jesus e deixar-nos transformar por seu ministério pascal, para vencer o mal e fazer o bem.

Fonte: Rádio Vaticano

Local:Cidade do Vaticano