quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mensagem do Papa destinada ao 44º Dia das Comunicações


Mensagem do Papa destinada ao 44º Dia das Comunicações


Qui, 28 de Janeiro de 2010 13:06



Papa diz que Igreja entrou em 'nova era' e pede a padres que usem a internet

CIDADE DO VATICANO,

O papa Bento XVI anunciou dia 23 de Janeiro, em sua mensagem destinada ao 44º Dia das Comunicações, o início de "uma nova era" para a Evangelização, que exigirá dos padres uma presença maior na internet.

No texto, divulgado nesta manhã, Bento XVI convida a Igreja a acompanhar a internet com entusiasmo e audácia, e lança como desafio aos sacerdotes a necessidade de se utilizar as redes sociais para levar "a Palavra de Deus" ao "grande continente digital".

"O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão complexa, todo o mundo digital representam um grande recurso para a humanidade", diz o Papa em seu texto. Um espaço que deve ser utilizado também para demonstrar que "a terna atenção de Deus em Cristo para nós não é uma coisa do passado e nem uma teoria erudita, mas uma realidade concreta e atual", continua.

Hoje, os sacerdotes estão no "início de uma nova história" e devem ser os "animadores" da "comunidade que se expressa agora por meio das tantas vozes presentes no mundo digital", devem oferecer aos homens que vivem neste "tempo digital", principalmente aos jovens e também aos que não-crentes, "os sinais necessários para reconhecer o Senhor", orienta o Pontífice.

Segundo explicou o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, ao apresentar o texto, o Papa tem uma visão "positiva" e não "ingênua" dos meios de comunicação, como alguns veículos chegaram a cogitar.

No ciberespaço, o Pontífice deverá abordar questões gerais, como a segurança dos menores na rede, a coordenação de assuntos relacionados à Igreja e aos meios de comunicação.

A mensagem do Papa sobre as mídias é divulgada todos os anos junto à festa de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas. A celebração é festejada todo dia 24 de janeiro.

O 44º Dia Mundial das Comunicações acontecerá em 16 de maio, sob o tema: "O padre e a pastoral no mundo: as novas mídias a serviço da Palavra de Deus".

Fonte: ANSA