quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ENCONTRO JUVENTUDE PELA VIDA - 25 a 27 de setembro de 2009


ENCONTRO JUVENTUDE PELA VIDA25 a 27 de setembro de 2009
Local: Recanto Claretiano – Brasília – DF
Taxa de inscrição: R$ 60,00
Idade mínima: 16 anos

A necessidade da informaçãoA sociedade atual dá tão pouco valor à vida, não é mesmo? E você, já parou para pensar na importância da luta pela vida no mundo que vivemos hoje?
Você sabe sobre o porquê da Igreja Católica lutar contra o aborto e as pesquisas com células-tronco embrionárias, por exemplo? Na sociedade da informação não podemos ficar ignorando essas verdades que nos ajudam a conhecer a grande Verdade, Jesus Cristo, e o que isso tem a ver com nossa vida e nossa atuação como cidadãos e católicos.
A oportunidade da formaçãoVocê está disposto a lutar contra toda essa cultura de morte que está dominando nossa sociedade e maravilhar-se com a vida diante do milagre da fecundação? Quer saber um pouco mais sobre a bioética personalista e dizer “não” a todas as formas de culto à morte?
Venha participar do encontro Juventude pela Vida e conheça mais sobre a defesa da vida em sua plenitude, nos 20 séculos de trabalho da Igreja Católica. Venha crescer para a vida, como cidadão consciente, responsável, e dizer “não” a tudo o que agride a dignidade de uma vida humana.
Está sendo organizado pela primeira vez na Arquidiocese de Brasília. E será uma excelente oportunidade para nós, jovens, já que o enfoque será justamente em alguns dos assuntos mais polêmicos da atualidade em relação à Bioética:
- Início da Vida;
- Reprodução Assistida;
- Células-tronco;
- Aborto químico e cirúrgico;
- Promotores da Cultura da Morte;
- Métodos Naturais;
- Magistério da Igreja;
- Entre outros.
Será muito interessante porque muitas vezes queremos defender a posição da Igreja, mas não sabemos justificá-la e também não sabemos em quê ela se baseia. Pois então, chegou a hora de darmos oportunidade para conhecermos e avançarmos para águas mais profundas!
Além das formações, será oportunidade para fazer perguntas, partilhar nossos questionamentos e para conhecer outros jovens de Brasília que estão na mesma busca que nós.
Será um Encontro de dormir, a ser realizado no Recanto Claretiano, uma casa de Retiros. O valor da inscrição é de R$ 60,00. E a idade mínima é de 16 anos.

Organização: Comissão de Bioética e Defesa da Vida da Arquidiocese de Brasília


Inscrições e contato:
encontrojuventudepelavida@gmail.com ANDRÉ SAID 34684368

Para reflexão
"A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria fé em Deus, Senhor e Salvador. (...) Vivais comprometidos, na oração, na atenta escuta e no compartilhar gozoso estas ocasiões de "formação permanente", manifestando vossa fé ardente e devota!” (Papa João Paulo II para a XVII Jornada Mundial da Juventude, 25/7/2002)
“É fundamental promover uma adequada atitude em relação ao outro: de fato, a cultura da vida baseia-se na atenção dirigida aos outros, sem exclusões ou discriminações. Cada vida humana, como tal, merece e exige ser sempre defendida e promovida. Sabemos bem que esta verdade frequentemente corre o risco de ser contrariada pelo hedonismo difundido nas chamadas sociedades do consumo: a vida é exaltada enquanto é agradável, mas propende-se para deixar de respeitar quando é doente ou diminuída. Ao contrário, partindo do amor profundo por todas as pessoas, é possível atuar formas eficazes de serviço à vida: tanto a nascente como a que está marcada pela marginalização ou pelo sofrimento, especialmente na sua fase terminal.” (Papa Bento XVI. Angelus, 5/2/2006)