quinta-feira, 13 de agosto de 2009

COLETA DE ASSINATURAS - Dom Orani João Tempesta.


COLETA DE ASSINATURAS
D. Orani JoãoTempesta


Foi lançada nesta semana, na histórica Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, a Campanha: 300 mil assinaturas em 30 dias, que visa a conseguir no Brasil as assinaturas que ainda faltam para entregar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar de iniciativa popular que regulamenta casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade, com o objetivo de proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.

A nossa arquidiocese já iniciou no final do mês de julho essa campanha em todas as nossas igrejas, e novamente incentivo para que possamos cumprir a meta que estabelecemos para a arrecadação de assinaturas. Lembro que para assinar é necessário levar o título de eleitor para ser anotado junto à assinatura. É importante recordar que cada pessoa só pode assinar uma única vez para não vermos impugnada a lista de assinaturas.

Junto com essa campanha, estamos desenvolvendo ao mesmo tempo a coleta de assinaturas para também enviarmos ao Congresso Nacional em prol da aprovação do Acordo entre o Brasil e a Santa Sé, de maneira especial aprovando a explicitação sobre o Ensino Religioso nas Escolas. Acredito que neste momento é importante também demonstrarmos nossa unidade em torno de um documento que foi trabalhado por muitos ministérios brasileiros e que resume em si mesmo toda a legislação anterior referente ao relacionamento entre o Estado Brasileiro e a Santa Sé com relação à Igreja Católica. Não se trata de privilégios, mas sim de colocar em um texto legal todos os passos já dados em nossa legislação.

Alguns vicariatos também estão aproveitando para coletar assinaturas para problemas comuns dos bairros a que estão ligados. Dessa forma, também o nosso povo se manifesta acerca dos seus problemas e seus anseios.

Manifesto o meu especial pedido para que todos os caríssimos irmãos e irmãs desta nossa querida Arquidiocese do Rio de Janeiro possam colaborar com essas campanhas e, assim, manifestar sua co-responsabilidade pelo destino do nosso país, dando sua opinião sobre as leis que são necessárias para que ainda mais consigamos avançar em nossa caminhada participativa e democrática.

Agradeço a todos os voluntários que trabalham nessa empreitada e a aqueles que se dispuserem a colaborar assinando esses manifestos.

D. Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro