terça-feira, 7 de julho de 2009

MOVIMENTO DE MENSAGEM CRISTÃ


MOVIMENTO DE MENSAGEM CRISTÃ


A Paz de Cristo !


O MMC (Movimento de Mensagem Cristã), foi fundado em agosto de 1984 por nove leigos oriundos de Cursilho de Cristandade, que não concordando com as mudanças ocorridas naquela época aqui no Rio de Janeiro (redução do número de dias, maior ênfase apenas na ótica social), decidiram criar um movimento que mantivesse as características anteriores. Acolhido na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca, nasceu assim o MMC, formado por um grupo de leigos, sob a orientação da Igreja Católica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo evangelizar e orientar indivíduos sob a ótica cristã, para que sob a luz do evangelho, se possa colaborar de uma forma geral com a sociedade na medida em que se semeia a bondade, a fraternidade, a ética a justiça e o amor de Deus. É um encontro Cristocêntrico, onde através do serviço e dos testemunhos, os que servem procuram ser canal da graça para os que lá se encontram.


Ao longo do ano são realizados quatro retiros ( dois masculinos e dois femininos), durante quatro dias ininterruptos (de quinta a domingo). Para que esse encontro aconteça, durante os dois meses que antecedem o evento são realizadas reuniões semanais de preparação com as equipes envolvidas, onde acontece aprofundamento espiritual e acertos técnicos para o encontro. Nos encontros masculinos a equipe é composta exclusivamente de homens e nos encontros femininos existe a exceção de homens servindo apenas na equipe externa para alguma eventualidade que possa requerer a presença masculina.


O financiamento acontece através de doações e eventos que são realizados para obter recursos que cubram as despesas dos encontros, onde todos os participantes são chamados a colaborar com a obra.


A estrutura de pós-encontro realiza reuniões semanais onde acontecem palestras de formação, partilha do Evangelho e Oração. Embora a sede seja a Paróquia Santo Afonso, as reuniões de perseverança acontecem em quatro comunidades, onde as pessoas que participam do movimento criaram, junto ao seus párocos, mais uma alternativa para a perseverança e reabastecimento na fé. Atualmente acontecem reuniões as segundas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Méier, as terças na Imaculada Conceição (Capela São Tarcísio) no Recreio, as quartas na Paróquia Santo Afonso na Tijuca, e as quintas na Paróquia Divino Salvador, na Piedade, sempre das 20 às 22:00 hs.


Anualmente é promovido um retiro denominado Encontrão, onde são reunidos todos aqueles que já passaram pelo movimento, a fim de partilharem suas experiências e manterem viva a luz do Espírito Santo nos corações.


O MMC tem como carisma, além de evangelizar, direcionar seus participantes para as diversas pastorais existentes na Igreja. As reuniões de perseverança não tem como objetivo formar um grupo numeroso, e sim, ser ponto de abastecimento para a vida familiar e pastoral.


O Movimento possui um Conselho, responsável pela gestão do movimento, composto por nove membros (Um coordenador Geral e oito conselheiros), com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição apenas por uma vez.


A direção espiritual é feita pelo Redentorista Padre José Marques, da Paróquia Santo Afonso.


Até o momento já foram realizados 62 encontros masculinos e 63 femininos, já tendo partilhado essa experiência mais de cinco mil pessoas ao longo desses vinte e cinco anos. Nesses encontros já foram suscitadas as mais diversas vocações, inclusive sacerdotais, além de muitos diáconos, Ministros da Eucaristia e agentes de pastoral.


Além da estrutura de evangelização através de retiros, o MMC está inserido no contexto das paróquias em que possui comunidades de perseverança e atua também na Casa de Convivência Mãe do Belo Amor, no bairro Lins de Vasconcellos. A Casa da Convivência, obra Redentorista, atende pessoas especiais (portadores de Síndrome de Dow e outras peculiaridades) e o MMC atua realizando palestras mensais para os familiares dos especiais e também realizando eventos para colaborar com as necessidades financeiras da casa.


Em 2008 o MMC, atendendo ao chamado especial de Dom Osvino, Arcebispo Militar, começou um novo desafio evangelizador ao organizar retiros exclusivamente para militares. A oportunidade de levar a palavra de Deus aos quartéis, às forças federais e auxiliares, trouxe à tona o desejo de poder partilhar valores cristãos com um público muitas vezes execrado socialmente e que convive com as mais diversas dificuldades diárias que vão desde as facilidades do mundo ao risco iminente de morte.


E então, com a Graça de Deus, em maio de 2008 foi realizado o 1º MMC Militar Masculino com a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em julho foi realizado o 1º MMC Militar Feminino também com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, e de 06 a 09 de novembro aconteceu o 2º MMC Militar Masculino, com a presença da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Para 2009 está previsto a realização de mais encontros militares agregando novas forças, além dos encontros civis que todo ano são realizados.


O MMC foi reconhecido perante à Arquidiocese do Rio de Janeiro em dezembro de 2008, passando a fazer parte do Plano Pastoral da mesma.


Levar a Pérola Preciosa à todos, sem distinção: Eis a nossa missão !!!


Paz & Bem !
ALEXANDRE BATISTA
Coordenador Geral do Movimento
Reconhecimento Pastoral !!!

O MMC (Movimento de Mensagem Cristã ) está em festa nesse ano pois completa 25 anos de existência. O MMC foi fundado em agosto de 1984, oriundo do Cursílio de Cristandade, e é um movimento de evangelização que promove retiros espirituais com duração de quatro dias, onde através da fé, da palavra e de testemunhos, experimenta-se profundamente a ação de Deus em nossas vidas. São realizados dois retiros femininos e dois masculinos por ano. Desde o início de 2008, o movimento atendeu a mais um chamado de Deus e vem realizando também encontros exclusivos para militares, já tendo sido realizados encontros masculinos e femininos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, estando previsto para esse ano o ingresso das forças federais. Já passaram pelo MMC aproximadamente seis mil pessoas ao longo desses 25 anos e a dinâmica do MMC prevê reuniões de perseverança semanais, contando para isso com núcleos na Ig. Santo Afonso na Tijuca, Divino Salvador na Piedade, Sagrado Coração de Jesus no Méier e Capela São Tarcísio no Recreio. O MMC realiza também um estreito trabalho de ajuda à Casa da Convivência Mãe do Belo Amor no Lins, especializada no atendimento aos especiais.

Alexandre Batista, Coordenador Geral do movimento, está empolgado com os novos desafios do movimento, pois além da evangelização com os militares, o ano começou com um grande presente: em 2009, o MMC passou a figurar no Plano Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro e com isso deverá multiplicar sua capacidade evangelizadora, espalhando-se por todos os vicariatos do Rio de Janeiro.

Imbuído dessa alegria e responsabilidade, o MMC aproveita para convidar todo povo de Deus à viver essa experiência gratificante. Para isso basta visitar uma das nossas comunidades de perseverança ou enviar e-mail para informemmc@gmail.com para se inscrever em um dos nossos retiros.
Vida Nova !!!