terça-feira, 16 de junho de 2009

Fundação da Liga Jovem na Santo Afonso.


No domingo, dia 14/06/2009, às 16h, aconteceu a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela fundação da Liga Jovem Santo Afonso, primeira na Paróquia e na cidade do Rio de Janeiro.


A Celebração foi presidida pelo Pe. Araújo e contou com a presença dos representantes liguistas da Paróquia Santo Afonso e de várias outras paróquias. Estiveram presentes também os jovens aspirantes e seus familiares.


Ao som do coral jovem, com muita animação, todos os liguistas, aspirantes e veteranos, entraram em procissão com bandeiras e banners, e juntos, participaram de vários momentos da celebração.


Pe. Araújo iniciou lendo uma mensagem aos jovens, enviada pelo Pe. José Carlos, Coordenador Nacional da Ligas Católicas, que por motivo de emergência não pôde estar presente. Na mensagem ele disse: “Queridos jovens liguistas da paróquia Santo Afonso, gostaria imensamente de estar aí com vocês nesta celebração das 16h. Fiquei feliz quando soube que a Liga Jovem está se formando a partir de vocês. Me junto ao meu querido confrade Pe. Araújo neste momento celebrativo, a todos vocês, queridos jovens, e aos seus familiares para que, a exemplo do nosso jovem fundador Henrique Bellatable, tragam um novo ardor missionário para dentro da nossa liga de Santo Afonso. Renovar é preciso! Com meu abraço e admiração. Pe. José Carlos Campos.”


Na homilia, Pe. Araújo reafirmou a importância de se formar, na paróquia, jovens discípulos missionários. E se dirigiu a eles, jovens, dizendo que é preciso semear... é preciso coragem para remover as pedras do caminho e jamais desanimar. Disse também que devem confiar, persistir, perseverar... que a semente plantada irá se desenvolver com a força da graça e do poder Divino.


Em seguida convidou o grupo ao altar para ler o Termo de Compromisso.


Foi um momento de muita emoção, em que os jovens assumiram, diante da assembléia, seu compromisso de caminhada na fé cristã. Receberam, então, o Manual da Liga Católica e o diploma de pertença a Liga Jovem.


No momento do ofertório, houve a participação dos liguistas da paróquia, enquanto os jovens e a assembléia faziam sua oferta, cantando: “A Liga Jovem é para Ti Senhor...”.


Antes do término da missa, uma das mães, coordenadora do grupo, fez um agradecimento a todos os participantes, manifestando a alegria da equipe em partilhar este momento tão importante. Fez também um convite para participação nos eventos que serão promovidos, mensalmente, pela Liga Jovem, cujo objetivo é a vivência da espiritualidade redentorista em família. Posteriormente, estes eventos serão divulgados na Internet e nas missas.


Também num gesto de agradecimento, os jovens entregaram ao Pe. Araújo, dirigente e incentivador do grupo, uma pequena lembrança, e, em seguida, entregaram as mães representantes, uma capelinha da Sagrada Família, que foi abençoada pelo Padre.


Ao final da missa todos saíram em procissão até o adro, de onde se dirigiram ao salão paroquial, para um momento de confraternização.


“Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!”