sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dom Orani Tempesta é o novo Arcebispo do Rio


Dom Orani Tempesta é o novo Arcebispo do Rio


Thiago Camara*


27/02/2009



Dom Orani João Tempesta foi nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro. O Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid fez o anúncio nos estúdios da Rádio Catedral, 106,7FM, pontualmente às 8h. Dom Eusébio apresentou seu pedido de renúncia quando completou 75 anos, em dezembro 2007, seguindo as normas do Direito Canônico.


Segundo o Cardeal, o novo Arcebispo do Rio deve assumir sua nova função no dia 19 de abril, 2º Domingo da Páscoa.


- Saúdo com alegria aquele que já é o novo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro: Dom Orani João Tempesta, disse Dom Eusébio. O novo Arcebispo do Rio de Janeiro tem a missão de pastorear os serviços das 252 paróquias da cidade, divididas em sete vicariatos territoriais, além dos movimentos leigos e novas comunidades.Nascido em 23 de junho de 1950, Dom Orani é natural de São José do Rio Pardo, São Paulo. Aos 46 anos tornou-se bispo e foi nomeado para a Diocese paulista de São José do Rio Preto.Em dezembro de 2004, Dom Orani assumiu a Arquidiocese de Belém, no Pará, onde está até hoje. No Norte do país, o arcebispo pastoreou uma população de cerca de 2 milhões de pessoas divididas em cinco municípios, segundo dados de 2007, do IBGE. O bispo tinha por função também presidir a Fundação Nazaré de Comunicação. Criada em 1993, com o objetivo de promover e incentivar a formação educacional, cívica, moral e religiosa da população amazônica, através da radiodifusão de sons e imagens e do jornalismo. Fazem parte da fundação um canal de televisão, uma emissora de rádio, um jornal, entre outras ações.


O Arcebispo faz parte do Conselho Episcopal de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil onde exerce o cargo de presidente nacional da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social. Dom Orani também é membro do Conselho Superior da Redevida de Televisão e do Conselho de Comunicação do Senado Federal. No ano de 2004, conquistou junto ao Governo Federal o funcionamento de uma rádio interativa de frequencia modulada.


Dom Orani tem como lema episcopal: “ut omnes unum sint” (Jo 17,21 - “que todos sejam um”).Processo de escolha dos BisposNo início de fevereiro, durante o Curso Anual dos Bispos, promovido pela Arquidiocese, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil, falou sobre o método de escolha de um novo Arcebispo.


- É um tema sigiloso no sentido que a pesquisa tem que ser sigilosa. Mas a metodologia é conhecida, é aberta. A iniciativa para prover um novo Bispo numa diocese pode acontecer por falecimento do Bispo ou pela transferência do Bispo que vai pra outra Diocese, ou porque o Bispo tem 75 anos de idade e então, segundo as normas canônicas, tem que renunciar. Normalmente são três candidatos escolhidos entre muitos aqui no Brasil.


Dom Lorenzo explicou a importância do Núncio Apostólico neste processo.


- É o Núncio Apostólico que toma a iniciativa e diz “vamos estudar esse caso e apresentar uma documentação recolhida aqui com o Núncio, Bispos”, e o Núncio apresenta a Santa Sé e em primeiro lugar à Congregação para os Bispos em Roma todo esse trabalho. Em Roma a Congregação para os Bispos reúne os Cardeais Membros e aí numa plenária vão discutir, falar, examinar esse documento e eles dão seu voto e definem. Quando o voto está dado para eles, o Papa decide, é ele quem dá a última palavra.



*Colaboraram: Clara Abrahim, Débora Castro e Eduardo Ferreira