quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caríssimos:
Tendo acompanhado o Blog dos Católicos do Rio de Janeiro, constatamos a divulgação do 8º Encontro da Pastoral de Educação da Arquidiocese do Rio, em outubro de 2009, com excelente cobertura.
Essa veiculação animou-nos a solicitar a veiculação de novas realizações da Pastoral de Educação em 2010, conforme os Releases em anexos que foram divulgados pela Arquidiocese do Rio, em Mesa, no 14º Encontro Nacional de Educação, ocorrido em Goiania, no dia 05/09/2010, na Casa de Retiro Mãe Dolorosa, em Vila Matilde.
Desde já, agradecemos
Att em Cristo,
Vera Santiago
Coordenadora da Pastoral de Educação da Arquidiocese do Rio
 
 
I ENCONTRO COM OS DIRETORES DE COLÉGIOS CATÓLICO
 

Foi realizado no dia 20 de agosto próximo passado, o I ENCONTRO DE DOM ORANI JOÂO TEMPESTA, Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, COM OS DIRETORES DE COLÉGIOS CATÓLICOS, no auditório do 2° andar do Edifício João Paulo II, das 14:30 às 17:00 h.
O Encontro foi um desdobramento da Campanha da Fraternidade de 2010 no Mundo da Educação, Economia e Vida e teve como meta apontar saídas dentro do Princípio da Subsidiariedade com a Prefeitura do Rio, para que os estabelecimentos de ensino confessionais católicos suplantem as situações de fragilidade, decorrentes do Modelo Econômico globalizante e perverso, que possam impedir o seu múnus de ensinar.
O evento , que aconteceu no dia da chegada de Nossa Senhora de Nazaré ao Rio de Janeiro, contou com a participação de 90 Diretores de Colégios Católicos, do novo Vigário Episcopal do Vicariato para os Religiosos e Religiosas, Dom Roberto, OSB e da Coordenadora da Pastoral de Educação, Vera Santiago, que discutiram a seguinte Pauta com os demais expositores:

A FALÊNCIA DA ESCOLA CATÓLICA
Irmão Manoel Alves - REDE CATÓLICA DE EDUCAÇÃO
A SUSTENTABILIDADE DA ESCOLA CATÓLICA
Prof. Tarcísio Basílio de Almeida -ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA Prof.
O PRINCÍPIO DA SUBSIDIARIEDADE DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
Dom Orani João Tempesta, O´CIST - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
UMA PROPOSTA
Srª Cláudia Costin- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
TRIBUNA LIVRE
“Ó Virgem Mãe amorosa, fonte de amor e de fé, , dai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré.”
Antes da Confraternização do Pastor com os Gestores, o Encontro foi avaliado pelos presentes, como muito bom e oportuno, sendo solicitados novos encontros, com periodicidade semestral, onde os diretores apontaram sugestões de temas de atualização, com troca de experiências entre os estabelecimentos.
 
II SEMINÁRIO DA FAMÍLIA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO


Tema: “Família: Educadora de Valores Humanos e Cristãos”

“A pessoa faz parte de um território e sua vida se desenvolve com os outros. A pessoa necessita de um guia que o ajude a descobrir o sentido unitário das coisas” ( Livro Didático de Ensino Religioso - 3º ano fundamental-- O FATO CRISTÃO- Ed. Vozes)

Foi realizado no dia 21 de agosto próximo passado, o II SEMINÁRIO DA FAMÍLIA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO, das 8:00 às 13:00 h, no Colégio dos Santos Anjos, na rua Dezoito de Outubro, 95, Tijuca.

O evento , em parceria com a Pastoral Familiar possibilitou lançar luzes acerca do primado e do direito da Família no protagonismo da definição de políticas de Saúde e de Educação, e de ferramentas que auxiliem os Pais e Mestres no combate aos males que afligem as crianças e adolescentes, levando em conta que a Escola é um dos organismos vivos que ajudam a família na transmissão dos valores.

O Encontro foi decorrente do calendário da Pastoral da Educação da Arquidiocese do Rio de Janeiro , no mês de agosto, em que se comemora o Dia dos Pais e a Semana Nacional da Família e contou com a presença de 120 representantes das Associações de Pais e Mestres dos Colégios Católicos, de pais representantes dos Conselhos Escola Comunidade das Escolas Oficiais e de representantes da Pastoral Familiar das Paróquias, Movimentos e Vicariatos que trataram da seguinte Pauta:

APRESENTAÇÃO: Vera Lúcia Santiago Cruz (Coordenadora da Pastoral de Educação da Arquidiocese do Rio de Janeiro)

8:30 h-MISSA DA FAMÍLIA- Celebrante: Dom Antonio Augusto Dias Duarte(Bispo Referência da Família no CELAM)

9:50 h- ENTRONIZAÇÃO DA SAGRADA FAMÍLIA: Telma e Iracy Faria-(Pastoral Familiar Arquidiocesana - Setor Pós Matrimonial e integrantes da Pastoral da Educação )

10:00 h -MESA DE ABERTURA : “FAMÍLIA : EDUCADORA DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS”
Exposições:
AS BOAS VINDAS- Irmã Idanila Frozza – ( Diretora do Colégio dos Santos Anjos)
COMO PREVENIR E DETECTAR O BULLYING E AS DROGAS NA ESCOLA ?-Prof. Roberto Maggessi- (Pastoral da Sobriedade )
QUE MECANISMOS A FAMÍLIA E A ESCOLA PODEM UTILIZAR NO COMBATE À PEDOFILIA, AO ABORTO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL PELA INTERNET E OUTROS MCS?- Srª Marta Serrat dos Santos ME (Escritora e Jornalista)
Coordenação: Dom Antonio Augusto Dias Duarte (Bispo Animador da Pastoral Familiar no Regiona))